Como instalar o servidor de teste Minha Conexão

Neste tutorial vamos aprender instalar como criar um servidor onde você vira um host de testes do medidor MinhaConexão.

Requisitos de Hardware

Na “documentação” da MinhaConexão informam que não precisam ser um hardware poderoso, a única informação é de um uso de memória entre 2 à 4 GB. No entanto eles falam para não usarem máquinas virtuais! Tá de sacanagem? 🙂 Quem ganha dinheiro com isso não sou eu e sim a MinhaConexão com acessos e dezenas de anúncios, então que tal me mandar uma % para pagar a energia do servidor dedicado 😛 #ficadica

Para esta instalação irei utilizar o Debian 10/11 no entanto eles homologam outras drogas como ubuntu e drogas mais pesadas ainda como o CentOS

Instalação

Na “documentação” fala-se em fazer a instalação como root. Novamente acho um erro isso! eu não confio essa instalação a um usuário root, e nem vejo o porque ela ter esses poderes, se pensarmos no quesito segurança estamos dando um tiro de 12 no pé, sem falar que no passado já vimos falhas graves de segurança com MinhaConexão, e servidores sendo comprometidos. Acredito que hoje em dia foram resolvidos, mas se quiser um quartinho na minha casa tem que respeitar minhas regras!

Primeiramente acesse seu servidor linux como root e vire root da forma correta, com su –

Pacotes necessários

Instalação Método Seguro

Ajustamos o minha conexão para rodar no servidor sem poderes de root.

Reinicie o serviço

Instalação concluída vamos verificar se nosso usuario que realmente está executando o serviço:

Validação

As portas 9090 e 9091 são alocadas para o serviço logo elas precisão estarem abertas para o mundo. Você pode testar se a porta 9091 está aberta no site http://testeportas.com.br

Estando aberta, acesse http://www.minhaconexao.com.br/serverpanel/test_server.php e informe o IP ou domínio + porta 9091 para realizar o teste:
Exemplo “minhacx.remontti.com.br:9091”

Seu servidor passando no teste, envie um e-mail preferencialmente do email responsável do ASN para minhaconexao@minhaconexao.com.br com:

Se você já possuir cadastro, basta acessar o painel de controle e atualizar os dados de seu servidor http://www.minhaconexao.com.br/serverpanel

Aguarde o retorno da MinhaConexão.

Curtiu o conteúdo? Quer me ajudar manter o blog? 🙂

Se quiser fazer uma doação para o café ficarei muito feliz pelo seu reconhecimento!

Participe do canal no telegram para ficar atualizado sempre que publicar um novo tutorial.

Se não puder doar pode deixar seu agradecimento nos comentário também ficarei feliz em saber que ajudei. Se tiver qualquer pergunta deixe-a também. Se preferir entrar em Contato clique aqui.

Abraço!

Fontes:
https://www.minhaconexao.com.br/forum/viewtopic.php?t=696

Rudimar Remontti

Trabalho atualmente como Gerente de Redes em um Provedor de Internet no Rio Grande do Sul.

Você pode gostar...

9 Resultados

  1. Segui essa dica para fazer a instalação, mas infelizmente não foi aprovado. Eles me informaram que a versão do servidor está desatualizada e me pediram para refazê-la. Eles me pediram para consultar este guia https://speedtest-copel.com/ Vou refazer a instalação com a versão que eles solicitaram enquanto adaptava o script. Obrigado Remonti.

  2. luan disse:

    nao apareceu porta 9091 como eu faço pra adicionar ela

  3. Nemmer Pachá disse:

    Primeiramente eu **edite completamente o script de instalação**, onde crio grupo/usuários chamado mc-test sem poderes de root para rodar a aplicação. Lembrando que eu ajustei o script para o Debian! (Deve funcionar no Ubuntu) foda-se o CentOS.

    O trecho destacado com asterisco é um link que encaminha para uma pagina que dá erro, realizei o procedimento exatamente como descriminado acima, porém não foi exibido o usuário mc-test como na imagem acima destacado em vermelho acima do root.

  4. Emerson disse:

    Fiz a instalação seguindo essa dica, infelizmente eles não aprovaram, informaram que o servidor está em uma versão desatualizada e pediram para refazer.

    Pediram para seguir este tutorial https://www.minhaconexao.com.br/perguntas-frequentes/instalacao-servidor-testes?cache_control=new

    Vou refazer com a versão que pediram adaptando o script. Valeu Remontti

  5. Fabbyo disse:

    Muito bom o tutorial, obrigado por compartilhar com a comunidade seu conhecimento e tempo!

  6. Rogerio luiz F. disse:

    Boa noite, teria como fazer um tutorial para o NPERF seria uma boa

  7. Jean disse:

    Xique! muito obrigado pelo tuto.
    obs: para mim só funcionou o script original, estava com preguiça de analisar e segui com esse mesmo.
    Valeu.

  8. Bruno disse:

    Parabéns nobre, tutoriais exelentes! agora uma dúvida, fui tentar fazer em docker com container do Debian, mostra uns erros de systemd, sabe o que podemos fazer para resolver ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *