E-mail na linha de comando com sSMTP

Ai vai uma boa solução para quem não quer passa tempo configurando um servidor de e-mail para ter seu MTA (Mail Transfer Agents) configurado. Para resolver nossa solução vamos instalar o sSMTP, que envia e-mail utilizando um SMTP externo.

No nosso debian ou ubuntu:
# aptitude install ssmtp

A remoção do exim4 será solicitada, prossiga…

Nosso arquivo de configuração ficaram em /etc/ssmtp, vamos a configuração, ele deverá fica + – assim:

# vim /etc/ssmtp/ssmtp.conf

#
# Config file for sSMTP sendmail
#
# The person who gets all mail for userids < 1000
# Make this empty to disable rewriting.
root=meu-mail@dominio.com.br # Seu e-mail

# The place where the mail goes. The actual machine name is required no
# MX records are consulted. Commonly mailhosts are named mail.domain.com
mailhub=smtp.dominio.com.br # Seu servidor smtp vc pode usar :porta tb caso a porta nao seja a padrão 25

# Where will the mail seem to come from?
RewriteDomain=dominio.com.br # Domínio que será exibido

# The full hostname
hostname=dominio.com.br # Seu domínio

# Are users allowed to set their own From: address?
# YES – Allow the user to specify their own From: address
# NO – Use the system generated From: address
#FromLineOverride=YES

AuthUser=meu-mail@dominio.com.br # Seu usruário
AuthPass=minha_senha # Sua Senha

Salve :wq!

Testando!
# ssmtp para@destino.com.br
digite então:
To: para@destino.com.br
Subject: Assunto da minha mensagem
Conteúdo da mensagem
a ser enviada.

Finaliza e envia com Crtl + D.

Você pode utilizar também arquivo
# vim meu-email.txt

To: para@destino.com.br
Subject: Assunto da minha mensagem

Meu texto qualquer, que poderia ser alguma informação do
sistema, podendo um shell script + ssmtp combinam!

Salve :wq!

Enviar o e-mail com o comando abaixo:
# ssmtp para@destino.com.br < meu-email.txt

Fonte: http://tombuntu.com

Rudimar Remontti

Trabalho atualmente como Gerente de Redes em um Provedor de Internet no Rio Grande do Sul.

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Daniel disse:

    não teria como inserir uma lista de destinatarios ali ao em vez da mensagem do email, to tentando fazer isso no perl tbm

  2. Leopoldo disse:

    Interessante.. eu já fiz algo parecido de teste no DOS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *