Aprenda instalar o Jitsi Meet, uma ferramenta de videoconferências de código aberto

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Que tal ter o seu próprio “Zoom ou Google Meet”? Neste tutorial vamos aprender instalar o Jitsi Meet de forma simples para você poder criar seu próprio servidor de videoconferências.

Jitsi é uma coleção de projetos de código aberto que fornecem recursos de videoconferência de última geração que são seguros, fáceis de usar e fáceis de hospedar.

Requerimentos

Debian 11 (Bullseye) 64 bits instalação mínima pronta
Configurado em seu DNS autoritativo um subdomínio exemplo “meet.remontti.com.br” apontado para o IPv4/6 do seu servidor.

Ajustes

Tenha seu servidor atualizado! (E repita isso uma vez por mês após)

Nesta instalação estarei utilizando como exemplo “meet.remontti.com.br”, ajuste sempre pelo seu.

Ajuste o nome do servidor:

Adicione o IP Domínio de acordo com seu DNS, exemplo:

Caso esteja utilizando um IP com NAT terá que ter as portas 80/tcp 443/tcp 4443/tcp 10000/udp 3478/udp 5349/tcp abertas/redirecionadas para o IP do seu servidor.

Instale alguns pacotes básicos que serão necessários:

Instalando Jitsi

Vamos adicionar o repositório oficial do jitsi (stable)

Instale o mesmo

Informe seu domíno:

Selecione Generate a net self-signed certificate

Agora instale o certbot para gerar os certificados com lets encript.

Gere um certificado Let’s Encrypt, basta executar:

Crie um scrip para renovação do certificado

Adicione ao cron para ser executado umas vez por semana toda às 3h.

Reinicie o cron para ler a nova tarefa.

Systemd/Limits: As implantações padrão em sistemas que usam systemd terão valores padrão baixos para processos máximos e arquivos abertos. Se a ponte usada espera um número maior de participantes, os valores padrão precisam ser ajustados (os valores padrão são bons para menos de 100 participantes).
Se achar necessário aumente estes valores:

Reinicie o daemon

Verifique se os valores foram alterados

Reinicie o jitsi

Veja se Max processes e Max open files estão com limit: 65000

Neste momento seu servidor já esta rodando de forma anônima, onde qualquer um pode criar já uma sala de reunião.

Porém é possível permitir que apenas usuários autenticados criem novas salas de conferência. Sempre que uma nova sala estiver prestes a ser criada, o Jitsi Meet solicitará um nome de usuário e senha. Depois que a sala for criada, outras pessoas poderão ingressar no domínio anônimo.

Localize authentication e altere anonymous para internal_hashed:

Para

Descomente:

Ainda no mesmo arquivo adicione as linhas a baixo ante de “– Proxy to jicofo’s user JID…”
OBS: Não é necessário você criar uma entra “guest.meet” em seu DNS.

Agora em /etc/jitsi/meet/SEUDOMINO-config.js faça:

Localize anonymousdomain, vai estar comentada com “//”, remova o comentário e adicione seu “guest.meet.remontti.com.br”.

Ficando

Em jicofo.conf será necessário fazer os ajustes para autenticação.

Adicione em jicofo { … }

Ficando assim:

Reinicie os serviços

Agora ao criar uma nova reunião

Será necessário autenticar:

Então para criar um usuário (ou mais) administrador faça em seu terminal:


Para deletar um usuário:

Com sua sala de reunião pronta você pode desejar fazer alguns ajustes em mais configurações […]

Ajuste seus dados

Informe seu nome e e-mail se desejar

Você pode ainda fazer outros ajustes como:


Clique em OK para aplicar.
Outro ajuste que é interessante são as opções de segurança:

É interessante você Habilitar sala de espera, assim novos usuários terão que informar seu nome e você precisará aprovar sua entrada.

Agora quando alguém entrar na sala ira aparecer a seguinte tela:


O administrador ira autoriza-lo:

Bom a interface é bem intuitiva então acredito que não terá dificuldas. E não deixe de ler as integrações, bem como o restante da documentação, pois o projeto tem muita coisa que não foi mostrada aqui.

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Fonte: https://jitsi.github.io/handbook/docs/intro

Rudimar Remontti

Trabalho atualmente como Gerente de Redes em um Provedor de Internet no Rio Grande do Sul.

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1 Resultado

  1. Felipe Gonçalves disse:

    Olá boa tarde, aqui funcionou tudo certo, excelente trabalho e explicação, apenas um detalhe que não consegui ainda, o recurso de gravação sempre dar erro, precisa instalar algum serviço extra para gravar as conferencias?

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