BGP Monitoring Protocol (BMP) aprenda a instalar o OpenBMP

openBMP é um sistema de monitoramento BGP. Compatível com protocolo de monitoramento BGP (BMP). Os dados BGP são armazenados no banco de dados PostgreSQL. Os RIBs são mantidos pelo estado, bem como o histórico completo para cada atualização do BGP.

– Dispositivos BMP (por exemplo, roteadores) enviam mensagens BMP para um coletor/daemon OpenBMP. Um daemon OpenBMP pode lidar com muitos roteadores e peers bgp, mas em uma rede grande com links de trânsito e tabelas de roteamento de internet completas, vários coletores OpenBMP são recomendados. Basta configurar no dispositivo BMP (roteador) qual servidor BMP deve ser utilizado.

– O Kafka permite que muitos aplicativos acessem os feeds BMP existentes de qualquer número de roteadores. Um único feed BMP via OpenBMP pode alimentar centenas de aplicativos de consumo, como MySQL, Cassandra, monitores em tempo real, arquivo simples, ELK, Apache Spark, etc.

– Administradores, engenheiros de rede, programas/scripts automatizados, etc. interagem com a API OpenBMP ou qualquer outro aplicativo de consumo

Casos de uso

(Tradução de: https://www.openbmp.org)
Existem muitas razões para usar o OpenBMP, mas para destacar algumas comuns:

– Coletor BMP Centralizado – OpenBMP é um produtor para Kafka. Você pode escrever seu próprio consumidor ou usar um existente. Outros produtos podem interagir com o OpenBMP via Apache Kafka para fluxos RAW BMP ou as mensagens analisadas. Consulte Especificação da API do Barramento de Mensagens para obter mais detalhes.

– Monitoramento de topologia em tempo real – Pode monitorar e alertar sobre alterações de topologia, alterações de política ou falta de aplicação, vazamento de rota, seqüestro, etc.

– Segurança de BGP/Rota – Vazamento de rota, seqüestro por origem, por melhores caminhos de trânsito ou desvio da linha de base

– Espelhos – IPv4, IPv6 e VPN4

– Route Analytics – Rastreie tempos de convergência, histórico de prefixos conforme eles mudam ao longo do tempo, monitore e rastreie mudanças de política BGP, etc…

– Análise de Engenharia de Tráfego – Adapte-se dinamicamente às mudanças e saiba qual é a melhor mudança

– Hipóteses pré-políticas de BGP – As informações de roteamento pré-políticas fornecem informações sobre todos os atributos de caminho de vários pontos na rede, permitindo visualizações de topologia hipotéticas não intrusivas para novas validações de políticas

– Topologia IGP – BGP-LS (link-state) fornece a topologia completa do IGP (OSPF e/ou IS-IS). A topologia IGP fornece informações de nível de nó, link e prefixo. Isso inclui todos os próximos saltos do BGP. Agora é possível fazer uma seleção de melhor caminho BGP com métrica IGP para informações Adj-In-RIB. Também é possível monitorar o próprio IGP no que se refere a links, nós, prefixos e BGP.

Quem desejar se aprofundar mais tem um lindo artigo no Brasil Peering Fórum escrito pelo Leonardo Furtado. Agradeço ao Rudson Costa por me apresentar a ferramenta e me instigar a escrever este tutorial.

Distribuição utilizada neste tutorial:
Debian 11 (Bullseye) 64 bits instalação mínima
Como melhorar a produtividade no seu Debian após instalação (Recomendado)

Atualize e instale os pacotes necessários

Crie o diretório qual iremos baixar o projeto OpenBMP

Crie todos os diretórios e de as devidas permissões (segui a documentação, antes de vir me criticar do 777)

Verifique se tudo foi criado

Ajuste a memória Psql-App leia mais aqui sobre requisitos de hardware

Agora iremos subir todos os containes:

Verifique se todos os containes estão Ups

Acesse o grafana na porta 3000 deslogue e logue novamente com usuário admin e senha openbmp e faça a alteração do mesmo.

Criando um firewall para proteger

Podemos consultar com o comando ss várias portas abertas, por segurança vamos fecha-las.

O nftablesjá vem por padrão instalado no Debian 11.

Neste exemplo (quase q auto explicativo) vou deixar apenas a porta do Grafana aberta, as demais restritas a variável ACESSO_EXTERNO.

Habilite para o boot e reinicie o nftables

Se desejar matar todos os containes rode:

Para apagar tudo:

Integração com Huawei

Se quiser apoiar o blog e fazer uma doação para o café ficarei muito feliz pelo seu reconhecimento!

Se não puder doar pode deixar seu agradecimento nos comentário também ficarei feliz em saber que ajudei. Se tiver qualquer pergunta deixe-a também. Se preferir entrar em Contato clique aqui.

Abraço!

FONTE: https://www.openbmp.org/

Rudimar Remontti

Trabalho atualmente como Gerente de Redes em um Provedor de Internet no Rio Grande do Sul.

Você pode gostar...

4 Resultados

  1. Fernando disse:

    essa ferramenta e instalada junto com o zabbix ? eu ja tenho zabbix e grafana instalados e so implementar essa ferramenta ?

  2. Alexandre disse:

    Qual o tempo pra o BMP coletar tudo certinho? Fiz conforme o tutorial, até aparece no grafana os routers, mas não coleta nada.

    • João Paulo Rodrigues disse:

      Alexandre. Fiz agora e gastou 20 minutos no NE8000 para coletar.

      • Michell disse:

        Olá pessoal,
        Mais um excelente tutorial!

        Como esta a operação de vocês com o OpenBMP?
        Tenho um cenário onde subi três roteadores Huawei diferentes e após algumas horas o OpenBMP parou de exibir os dados para as caixas onde há full routing (duas).

        Gastei algum tempo com o debug tanto nas caixas como no Openbmp e tudo me pareceu ok quanto as configurações e execução dos serviços.

        Alguma dica?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *